"Ouve apenas superficialmente o que digo
e da falta de sentido nascerá um sentido
como de mim nasce inexplicavelmente vida alta e leve"
C. Lispector

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Resignação

O despreparo do ser, a falta de ardor d'alma, a protelação do dever... Quando ando distraída pelos vales do humor penso como devia ter complicado menos, me esforçado mais- ou menos-, não ter me posto tanto no lugar dos outros, porque afinal ninguém faz isso... Será que só eu me importo se alguém que não eu, que normalmente nem conheço, pode estar sofrendo por minha culpa? Não. Estou certa. Vale à pena. Quero dizer, se eu quero tanto encontrar algo de bom nos outros, que eu continue sendo algo benigno pra alguém. Mesmo que esse alguém nunca perceba isso, já estou fazendo minha parte. Incrível como sem fazer nada eu incomodo tanta gente. Pessoas que nem me conhecem falam mal de mim. Eu nunca dei motivos pra nada. Sempre estou solícita, sorrindo, brincando nos momentos próprios pra isso, aproveitando intensamente o presente com a maturidade respectiva de tentar não machucar ninguém, e assumindo minhas responsabilidades. Assumindo minhas palavras.  Sempre acabo trabalhando de graça pra alguém, seja ajudando tia Jackie como ‘amiga da escola’- preenchendo infindáveis boletins, diários, fichas, arquivos... -, minha mãe - fazendo doces, comida, limpando, arrumando, vendendo, pechinchando, apoiando, seja em casa ou no serviço dela, o que quer que precise (exceto às vezes quando não suporto ver minha irmã apta a  ajudar e ainda assim, estagnada, como sempre, o que me irrita profundamente -, e até mesmo na casa de cultura onde faço aula de tudo, sempre me ofereço a ser útil; me faz bem.
Eu erro, claro, sou um ser humano. Talvez erre sem perceber... Mas tento sempre reparar, pedindo perdão, correndo atrás de esclarecer, sublimar os relacionamentos. Talvez seja isso: eu me preocupo demais. Mas há ainda quem se importe. Não posso ser tão pessimista. Hoje mesmo vivenciei a alegria de doar-me e pude ver a reciprocidade de quem nem esperava. Não obstante, é triste perceber que o frio chega a tantos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário