"Ouve apenas superficialmente o que digo
e da falta de sentido nascerá um sentido
como de mim nasce inexplicavelmente vida alta e leve"
C. Lispector

domingo, 21 de junho de 2009

Acorda Brasil



Ultimamente, foi divulgado que o Supremo Tribunal Federal revogou a obrigatoriedade de diploma para o exercício da profissão de jornalista. E pior, que a medida pode ser alargada a outras atividades. A decisão da Justiça afirma que só devem ser regulamentadas profissões nas quais o exercício por leigos causaria dano à sociedade.
"Se não houver necessidade de conhecimento científico, vai ser considerada inconstitucional a exigência do diploma também noutras profissões", declarou Gilberto Mendes. Isso é simplesmente um retrocesso. Uma total injustiça pelos tais formados, ou os que ainda estão em formação em jornalismo. Quais serão as próximas vítimas desse atentado? Daqui a pouco não haverá mais formação profissional no Brasil. Se ao menos essa decisão tivesse precedentes. O pior é que o povo vê muitas decisões retrógradas e não faz nada. Nosso Executivo, Legislativo e Judiciário estão repletos de pessoas estúpidas e ladras, e não temos atitude. Não importa o quanto está ruim, já estamos acostumados, acomodados com tais situações. Quem dera houvesse ainda o espírito e o clamor de liberdade que os brasileiros do passado tiveram...
Quem dera não apenas quiséssemos, mas também fiséssemos alguma coisa pra mudar nossa realidade. Nos falta muita força de vontade. Ao menos hoje, não podem calar nossa voz. Mesmo que ela não diga nada.

2 comentários: