"Ouve apenas superficialmente o que digo
e da falta de sentido nascerá um sentido
como de mim nasce inexplicavelmente vida alta e leve"
C. Lispector

sábado, 24 de outubro de 2009

Alienados


A juventude brasileira, ou até mesmo mundial, não tem hábito de leitura. Alguns por falta de incentivo, outros pela autodestruição, ou ainda por nunca encontrarem o prazer e as emoções que um livro pode transmitir.
É muito importante na educação de uma criança o incentivo dos pais no aprendizado e no desenvolvimento da leitura. É fundamental que os pais saibam os interesses dela e que a ajudem no progresso desse interesse. Muitos dos jovens que hoje não leem, não o fazem pela falta de incentivo.
Hoje, os jovens saem tarde, voltam ''cedo'', ingerem álcool, fumam, drogam-se, entre outras coisas. A necessidade de serem aceitos no meio em que vivem provoca essa autoflagelação. As drogas, conforme sua ação no organismo, não permitem ao jovem fixar o que é lido. Então, se não há possibilidade de entendimento, também não há interesse.
As tecnologias existentes criam uma realidade audiovisual fantástica. Normalmente, quem se entrega à televisão e computadores não conhece o prazer na leitura, pois acham nos filmes uma forma mais fácil de ter o mesmo conhecimento. Mal sabem que um livro pode trasmitir uma história muito mais completa e emocionante que um filme. A leitura aguça a imaginação do leitor, prende sua atenção e o transporta para um novo mundo que o faz rir, chorar, e se apaixonar pelas palavras.
A falta de interesse, independentemente do motivo, é o fator que leva o jovem a não gostar de ler, mesmo que, normalmente, ele não saiba o que é isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário