"Ouve apenas superficialmente o que digo
e da falta de sentido nascerá um sentido
como de mim nasce inexplicavelmente vida alta e leve"
C. Lispector

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Povo Narcisista

Hoje em dia é comum o culto à beleza. Homens e mulheres desde pequenos são induzidos à arrumar-se , a ter um corpo em forma, a servir de 'exemplo'.
Foi estabelecido um modelo corporal que é quase impossível alcançar. Principalmente o povo brasileiro por ser tão miscigenado. Muitas doenças surgiram resultantes desse padrão criado por pessoas fúteis. Não há problema nenhum em querer ser desejado, ou simplesmente se sentir bem consigo mesmo, mas há um limite. Muitas vezes tudo chega a um grau de obsessão irremediável. Os problemas tem incidência maior a partir da adolescência e é difícil para o próprio doente confessar. A bulimia por exemplo é de difícil percepção pois o bulímico normalmente se encontra com peso normal levemente aumentado ou diminuído, em uma falsa normalidade. Mas há várias disfunções alimentares, como por exemplo a anorexia, que é mais conhecida. Alguns casos de tais disfunções dependem significativamente de abordagens farmacológicas e psicológicas.
De que adianta tanto sofrimento? Quem quer viver o terror de uma depressão?
Ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem tenha passado por isso. Nem o psiquiatra sabe: ele reconhece os sintomas e sabe tratar, mas isso não faz com que ele conheça os sentimentos e o sofrimento do seu paciente.
Saúde é imprescindível. Por ela as pessoas devem exercitar-se comedidamente, por ela fazer dietas.
Afinal, quem quer viver situações como essas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário